Sunday, April 01, 2007

Die Liste #15

International Harvester – “Sov Gott, Rose-Marie” (1969)

“... klockan klockan klockan klockan ar mycket nu!”, “Sim, meus amigos, agora está a tornar-se tarde”! “Agora está a tornar-se tarde” é o refrão repetido como um “mantra em Dó”, no lado A do disco da lista, seleccionado esta semana. A inspiração da frase vem de um dos livros de Georg Bergström, um pioneiro das preocupações ecologistas que questionava, já nos anos 60, as consequências da industrialização e do estilo de vida ocidental no destino da natureza; enquanto que o modelo minimalístico vem de Terry Riley que visitara a Suécia na primavera de 1967 para interpretar a sua famosa peça “In C”, com a colaboração de alguns estudantes da Academia Real de Música, entre os quais Bo Anders Persson e Thomas Tidholm, mas também outros membros do que viria a ser o projecto International Harvester. O primeiro, Bo Anders Persson, o principal mentor do projecto, profundamente marcado pela experiência com o compositor norte-americano, mas também pela simplicidade e convivialidade das danças do folclore sueco, ambicionava criar uma nova música baseada no ritmo que pudesse comunicar à geração contemporânea o mesmo espírito comunitário e a experiência da criação colectiva em equilíbrio com a terra e a natureza.

“Sov Gott, Rose-Marie” (Dorme bem, Rosa Maria) foi, na verdade o primeiro álbum editado deste grupo, fundado em 1967 com o nome de Pärson Sound e mudando para International Harvester em 1968, o ano em que começaram precisamente a gravar este disco, que haveria de ser editado apenas em 1969 pela editora finlandesa Love Records. Abre com uma interpretação lamentosa e minimal do Dies Irae (componente tradicional das missas de Requiem) que a pouco e pouco desvanece no ambiente pastoril da floresta, onde os pássaros chilreiam e as folhas das árvores se agitam ao vento, aveludando o lirismo de uma antiga canção sueca. O folclore contrasta também com a energia do rock psicadélico que logo se lhe segue em “There is no other place”. Mas este disco tem no âmago da sua expressão poética uma indesmentível dimensão política, como manifesta “The Runcorn Report on Western Progress”, evocando o período em que Persson trabalhou numa industrial cidade inglesa, próxima de Liverpool, onde o azul do céu se transformara num permanente ocre acinzentado, mas também o derisório “Statsministern” que denuncia a incapacidade para a dança do Primeiro-Ministro sueco ou o repetitivo “Ho Chi Minh” que ecoa os protestos hippies contra a guerra do Vietnam. O lado A termina com o tema homónimo do álbum, que é uma melancólica e subtilmente fúnebre canção de embalar. Aliás, o tom lamentoso é reiterado em todo o lado B, instrumental, com “I mourn You” e “How to Survive”. Fiquemos com “The Runcorn Report on Western Progress”, “Statsministern” e “Ho Chi Minh”, depois com “Klockan ar mycket nu”, para terminarmos com a triste berceuse “Sov Gott, Rose-Marie”.

Tracklist:

Lado A

1 Dies Irae (2:26)

2 I Villande Skogen (In The Boundless Wood) (0:47)

3 There Is No Other Place (2:41)

4 The Runcorn Report on Western Progress (3:27)

5 Statsministern (The Prime Minister) (0:19)

6 Ho Chi Minh (1:47)

7 It's Only Love (1:40)

8 Klockan Är Mycket Nu (It's Getting Late Now) (3:29)

9 Ut Till Vänster (Out To The Left) (0:42)

10 Sommarlåten (The Summer Song) (2:50)

11 Sov Gott Rose-Marie (Sleep Tight Rose-Marie) (3:38)

Lado B

1 I Mourn You (12:47)

2 How to Survive (11:42)



Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home