Tuesday, February 27, 2007


DIE LISTE #14

Álvaro – “Drinking My Own Sperm” (1977)


Muy buenas noches señores y señoras... Meine Damen und herren... Directamente do salão de festas em Valparaíso, o Valparaíso que deixou para trás, o Valparaíso que o viu nascer, num 7 de Dezembro de 1943: Álvaro! Álvaro Peña-Rojas: o poeta-pianista de mil e um talentos, que deixou o Chile em 1974, já com uma considerável carreira formada junto de grupos de rock’n’roll chilenos, como Los Challengers ou Los Bumerangs, para, em Londres, formar com Joe Strummer – esse mesmo, dos The Clash – os lendários The 101’ers e talvez inventar, como ele próprio reivindica, o Punk! E, no entanto, regressar pouco depois à sua América Latina e recomeçar, a solo, com este excêntrico disco cheio de ritmos latinos, flautas dos Andes e alguma nostalgia poético-pianística, mas sobretudo com um espírito progressivo de vanguarda e uma atitude sem compromissos, que lhe valeu lugar cativo na lista dos experimentos insólitos. Estamos a falar do não menos insolitamente denominado “Drinking My Own Sperm” de 1977!

São sete longos fragmentos de introspecção dobrados sobre si mesmo, com as pernas levantadas, ora provando o sémen da sua criatividade andina, ora chorando a melancolia de regressar a uma América “explorada”, onde os ricos “guiavam gordos carros”, a uma América “subjugada”, onde os pobres eram “deixados atrás das grades” e os índios “esfomeados morriam mascando coca”, mas uma América onde as pessoas não deixavam de dançar nas ruas nem de fazer amor nas ruas e onde, talvez um dia, a liberdade haveria de chegar e vencer. Esta esperança não morreria na longa carreira de Álvaro Peña-Rojas, com 18 discos e muita poesia escrita e publicada, vivendo hoje na Alemanha, mas regressando regularmente à América Latina com o seu escárnio e a sua acutilância.

Fiquemos, então, com “Valparaíso”, onde Álvaro se apresenta a si mesmo acompanhado ao piano; e, logo depois, com “Latino America”, uma ensalsada de ritmos com espírito social crítico.

Tracklist:

Lado A (19:03)

a) Latino America
b) Palido Sol
c) Drinking My Own Sperm
d) Three Trees

Lado B (18:29)

a) The Whip of Indifference
b) Valparaiso
c) Lost for Words

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home