Friday, January 04, 2008

DIE LISTE #42

Sphinx Tush – “Crashville” [Pop & Blues Festival ‘70] (1970)

O grupo seleccionado para a crónica de hoje tem uma particularidade em relação aos outros nomes até agora apresentados. Enquanto estes mereceram o seu lugar na lista de NWW devido a, pelo menos, um álbum seu, os Sphinx Tush, conquistaram a sua inclusão apenas com uma faixa: “Crashville”! Na verdade, não há outra que se lhes conheça gravada, a não ser uma versão diferente da mesma, num disco denominado Love & Peace. Mas a versão que trazemos hoje é aquela que foi gravada ao vivo no Pop & Blues Festival ‘70, em Hamburgo, e editada no disco com o mesmo nome que registou as participações de grupos alemães naquele grande evento internacional, da primavera de 1970, onde participaram, por exemplo, os ingleses Renaissance e os lendários Black Sabbath. Mas se os Sphinx Tush nos levam a este disco raro e de valor documental, esse disco devolve-nos, por sua vez, outros nomes do krautrock também incluídos na famosa lista e que partilham quase a mesma história discográfica dos Sphinx Tush. Estamos a falar dos Thrice Mice, cujas gravações, se excluirmos o seu único álbum homónimo, também só aparecem nos discos referidos – Pop & Blues Festival e Love & Peace – e dos Tomorrow’s Gift com longas participações nesses mesmos discos e para onde foi Zabba Lindner, o baterista dos Sphinx Tush, quando o grupo acabou. Faltaria apenas falar dos Frumpy, uma importante banda do rock progressivo alemão no início da década de 70, e de Beatique in Corporation, um grupo completamente obscuro cujos únicos registos são os que aparecem em Pop & Blues Festival ’70, mas nenhum deles foi incluído por Steven Stapleton ou John Fothergill na prolífica lista. Voltemos pois um pouco atrás.
Sphinx Tush era um trio, formado em 1969, pelo baterista Wolfgan “Zabba” Lindner, pelo baixista e principal vocalista Andreas Smietana e pelo guitarrista Rainer Baumann, que haveria de ser o principal guitarrista dos Frumpy. O seu som era profundamente influenciado pelo blues e pelo rock pesado que começava a nascer, havendo mesmo testemunhos de que o seu estilo roçava por vezes uma espécie de punk, muito antes de ele ter sido popularizado. As suas interpretações ao vivo eram muito apreciadas e chegaram a tocar em grandes auditórios, como o Ernst-Merck-Halle onde decorreu este festival hamburguês, para além de performances na estação de rádio NDR. A faixa “Crashville” é uma descarga eléctrica de blues inspirado e toxicamente alterado, onde Rainer Baumann começa por exibir o seu virtuosismo, acompanhado depois pelo som carregado e acelerado da secção rítmica. A versão de Love & Peace que não ouviremos hoje, por motivos de economia temporal, tem uma inspiração mais rural, parecendo chegar directamente das margens pantanosas do Mississipi, com a inclusão da gaita de beiços, e um trabalho percussivo mais rico em termos tímbricos. Uma nota também para o sentido de humor celebrado desde logo no nome do grupo, o “Rabo da Esfinge”, que encripta de certo modo o registo enigmático da sua carreira.
Thrice Mice era um sexteto, também, proveniente de Hamburgo, com um único álbum gravado entre Novembro e Dezembro desse mesmo ano, editado em 1971 pela Phillips, e praticava um rock progressivo cruzado pelo jazz, a lembrar os Xhol ou Out of Focus. A faixa que temos vindo a escutar – “Vivaldi’s revival” – é dominada pelo saxofone de Wolfgang Buhre, o principal solista da banda, num estilo que parece por vezes imitar Ian Underwood dos Mother’s of Invention.
Depois de ouvirmos, já de seguida, “Crashville” dos Sphinx Tush, um excerto final para “Sound of Which” dos Tomorrow’s Gift, um grupo originalmente orientado para o blues e para o soul, pela voz grave e rouca de Ellen Meyer, mas com outros talentos como o organista Manfred Rürup ou o percussionista e guitarrista Carlo Karges. No seu segundo álbum, “Goodbye Future”, produzido por Conny Plank, contariam ainda com o baterista fundador dos Sphinx Tush, Zabba Lindner. Ouçamos, então, “Crashville” e, logo depois, “Sound of Which”.

Tracklist:

A1 Frumpy - Duty 7:35
A2 Thrice Mice - Vivaldi's Revival 7:12
A3 Beatique in Corporation - Going Straight 3:41
B1 Tomorrow's Gift - Sound of Witch 19:58
C1 Frumpy - Floating 12:14
C2 Beatique in Corporation - Things We Said 5:21
D1 Sphinx Tush - Crashville 4:40
D2 Beatique in Corporation - Sunwave 15:15

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home