Thursday, October 16, 2008

DIE LISTE #61

Trevor Wishart – “Red Bird” (1977)

O sonho de um prisioneiro político é o pretexto dramático de uma peça electro-acústica de Trevor Wishart, composta e gravada, entre os meses de Maio de 1973 e de 1977, nos estúdios de electrónica da Universidade de York, denominada Red Bird. O disco, editado nesse ano de 1977, pela Yes 7, passou a integrar a colecção esquizofílica de Steven Stapleton, provavelmente, na medida em que se trata de uma experiência sonora atípica no panorama da música contemporânea inglesa. Tal trabalho sugere um voo onírico e surrealista, graças à sua paisagem acústica metamórfica, obtida através da transformação de sílabas e fonemas humanos em sons do mundo natural, cuja associação orgânica carrega um potencial simbólico capaz de estruturar a sua trama mítica. É o próprio compositor que refere a influência do antropólogo Claude Levi-Strauss na concepção estruturalista desta obra que ao fundir quatro classes de sons – pássaros, palavras, máquinas, sons corporais e animais – pretendia explorar ideias como a liberdade política, a industrialização e a nossa relação com o meio ambiente, numa obra que é simultaneamente uma peça musical e uma alegoria da opressão.
Não obstante o papel que Trevor Wishart viria a desempenhar (e ainda desempenha) no desenvolvimento da composição electrónica por computador, esta obra foi criada num estúdio analógico, apenas com as tradicionais técnicas de corte e costura da fita magnética, da manipulação da fita em múltiplas velocidades de leitura e a equalização de uma mesa de mistura no laboratório universitário. A sofisticação das explorações de Wishart, no entanto, levou-o a obter resultados muito próximos daqueles que se obteriam mais tarde com o uso do computador e da síntese electrónica, e a técnica da “sound-transformation” desenvolvida pelo compositor inglês usava já os métodos que haveriam de ser transpostos para a nova era informática. Educado nas melhores universidades de Inglaterra (Oxford, Nottingham e York), onde aprendeu e investigou a teoria e a prática da música erudita, abandonou a composição tradicional, após a morte de seu pai, e começou a trabalhar com sons pré-gravados em 1969, inspirado pelas experiências da música concreta, iniciada por Pierre Schaeffer e Pierre Henry, com cujas obras é fácil descobrir similitudes metódicas e analogias sonoras. À medida que as novas tecnologias foram permitindo aperfeiçoar e facilitar o modo de criação, Trevor Wishart foi apurando as suas composições e interessando-se pelas subtilezas da relação entre os sons humanos e os restantes sons da natureza, cujo interesse se revelava já neste Red Bird.
O disco é apenas composto de duas faixas, divididas pelas contingências do vinil, já que se trata de uma peça única de 45 minutos, eventualmente segmentada em quatro momentos. A sua não-linearidade narrativa e a sua variabilidade estrutural não favorece uma descrição elucidativa do conteúdo da peça para além do que foi dito, pelo que o melhor é mesmo escutar um excerto. Trata-se do início da peça que inaugura esta exploração alegórica da opressão política com um grito libertador. Escutemos, pois, Red Bird – a political prisoner’s dream.

Tracklist:

Lado A
Red Bird – a political prisoner’s dream (parte 1)

Lado B
Red Bird – a political prisoner’s dream (parte 2)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home