Saturday, April 14, 2007


DIE LISTE #17

Technical Space Composer’s Crew – “Canaxis V” (1969)

Sob este nome bizarro, denunciando ao mesmo tempo o imaginário da ficção científica e o vanguardismo da música tecnologicamente assistida, escondem-se o famoso membro e co-fundador dos Can, Holger Czukay, e o produtor e pintor Rolf Dammers. A presença de um artista plástico talvez possa ajudar a compreender a lógica paisagística das duas primeiras peças musicais que compõem este LP, gravado em 1968 e editado no ano seguinte. De facto, a primeira e segunda faixas do disco seleccionado esta semana parecem estender perante nós paisagens em movimento ao longo de um rio electrónico, onde, aqui e ali, deslizam excertos, ou, para ser mais preciso, “amostras”- pois este é um dos primeiros usos históricos da técnica a que se viria a chamar, anos mais tarde, “sampling” – “amostras” de ambientes etno-musicais, editadas e repetidas cíclicamente em anel, ecoando um certo minimalismo americano mas também a experimentação electro-acústica. Estas técnicas de manipulação do objecto sonoro foram adquiridas e desenvolvidas por Czukay, entre 1963 e 1966, nos estúdios da WDR, em Colónia, quando estudava sob a orientação de Karlheinz Stockhausen, cuja influência é manifesta neste primeiro trabalho a solo do baixista dos Can. Aliás, conta-se que este álbum foi gravado numa só noite e de forma ilegal no próprio estúdio da WDR, pois Stockhausen que era nessa altura o responsável pelos estúdios de música electrónica da rádio, fazia as últimas gravações do seu “Hymnen”, assistido por David C. Johnson, nada mais nada menos que um membro dos Can nessa época (a de “Monster Movie”). Frustrados pelas limitações do seu próprio material técnico, terão usado as facilidades de acesso ao estúdio de Johnson para nele entrar e usufruir das suas virtualidades.

Vamos escutar um excerto da primeira faixa “Boat-woman-song” que abre com um fragmento de uma peça de Adam de la Halle (compositor medieval) - o mesmo que por vezes se ouvia em concertos dos Can -, a partir do qual Holger Czukay constrói um “loop” que estabelece e antecipa o tom lamentoso das vozes femininas, vindas do longínquo Vietname através das ondas curtas (e a referência a “Telemusik” de Stockhausen torna-se aqui inevitável), entretecidas pelo ritmo sequencial do baixo e por subtis mudanças de fase e incursões electrónicas.

Tracklist:

1. Boat-Woman-Song (17:39)
2. Canaxis (
20:20)
3. Mellow Out (
2:12)

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